desenhe e publiqueIlustração Tirinha Mangá Fórum Participe Blog

1º Capítulo de Blue Horizon (Horizonte Azul) por Iago Carlos

COMENTÁRIO DO AUTOR

Esse capítulo trata-se do capítulo piloto, com um total de 40 páginas, mas a serie já tem até o 4º capítulo concluído.

2 comentários:

Anônimo disse... 『Responder esse comentário』 4 de agosto de 2014 às 14:09

Olá.

Então cara, parabéns por começar a fazer, espero que continue e que se esforce para melhorar.
Tem algumas coisas que me incomodaram bastante no seu quadrinho, e é algo que eu volta e meia vejo por aqui, em várias outras historinhas, que é o uso errôneo da língua japonesa em uma história em português feita por um brasileiro.
Usar uma língua que (aparentemente) você não conhece/domina pra compor pontos fundamentais na construção de um quadrinho é como dar um tiro no próprio pé.
A palavra que você escreveu no quadro na cena de boas vindas em japonês para as novas alunas está errada, acredito que você quis escrever "bem vindo(a)" mas você acabou engolindo uma letra e inventando outra.
Quanto às onomatopeias eu acredito ser inadmissível que em um quadrinho que não é um scan traduzido de uma obra estrangeira qualquer e é escrita por um brasileiro para um público brasileiro use-se
onomatopeias em japonês, escritas com letras que nem existem, e as que existem estão sendo usadas de maneira errada e produzem "sons" que não tem nada a ver com o que tá havendo na cena.
Você simplesmente rabiscou alguns traços retos e outras letras copiou dos mangás que viu em algum lugar e usou na sua história.
Isso é um grave problema, qual o sentido de você escrever algo que ninguém vai entender? E o pior, algo que nem você mesmo entende. Lembre-se que ao publicar a história você não tá mais fazendo ela só pra si e sim pra quem vai ler também, e coisas desse tipo podem espantar os leitores.
Quanto à estrutura das páginas, os quadros estão muito mal dispostos e muito espaço sendo mal aproveitado, as cenas estão muito confusas e não dá pra se situar muito bem, principalmente espacialmente. Muitas cenas são só close-up em rostos e olhos sem necessidade, desenhos que ultrapassam as bordas dos quadros, balões que cobrem os personagens demais, enfim, coisas que torna tudo muito menos prazeroso de ler.
Quanto aos traços, bom, acho que precisa de bastante prática porque tem erros de anatomia muito básicos, linhas incompletas o que deixa o desenho com um ar muito desleixado, além de uma noção muito fraca de simetria e balanço, não é difícil encontrar um rosto totalmente desarmônico nos seus desenhos, com bocas fora do lugar, olhos separados demais, desnivelados e diferentes em tamanho.

Desejo sorte!
Esforce-se!

Anônimo disse... 『Responder esse comentário』 4 de agosto de 2014 às 17:43

@Anônimo

Primeiramente agradeço por todas as dicas e criticas construtivas colocadas pelo seu comentário, quero afirmar que estou tentando melhorar todos os pontos defeituosos
de pouco em pouco. A questão da onomatopeia realmente deixa a desejar demais e eu vou iniciar o uso das normais a partir do cap 05 tentando evitar erros dessa natureza. Eu já tenho conhecimento que preciso melhorar bastante, sei que erro muito e que tenho um longo caminho a percorrer, mas vou procurar me esforçar cada vez mais por que acima de tudo desenhar e criar historias são minhas paixões.

Postar um comentário