desenhe e publiqueIlustração Tirinha Mangá Fórum Participe Blog

O Aeroclube de Cristiano Gomes - Parte 5/5

www.dpzine.com

www.dpzine.com

www.dpzine.com

www.dpzine.com

www.dpzine.com

www.dpzine.com

www.dpzine.com

www.dpzine.com

www.dpzine.com

13 comentários:

FeWiip disse... 『Responder esse comentário』 11 de setembro de 2011 às 14:19

hello!!
Deixa eu ver se entendi... Eles não podem sair do Aeroclube? Será que eu entendi?

Agora eu dou os parabéns pra você Cristiano, pela historia e pelos desenhos. Agora eu sei que tu tenta acompanhar o ritmo dos mangakás no Japão, isso é incrível, eu mesmo não sei se conseguiria, porém fazendo assim, acho que você acaba não dando um bom acabamento nas páginas, isso fica evidente nas últimas da obra. Bem.. O que eu quero dizer é que eu espero ver um dia mais alguma historia sua que você capriche BASTANTE (sabe um bastante que é bem grande? Muitão! É isso! MUITÃO bem GRANDÃO)
Tomara que você responda se não.. Eu vou fazer alguma coisa bárbara!

john disse... 『Responder esse comentário』 11 de setembro de 2011 às 19:49

acompanhar ritmo do japão? Doce ilusão. Nem vale a pena se matar pra fazer 100 páginas se nem 5% disso ficar legal. só acumula tranqueira.
bacana o esforço, só não viaja mto na maionese com idéia de ritmo japa aqui. enquanto desenhar por hobbye, deixa a pressa pra lá.

Cristiano disse... 『Responder esse comentário』 11 de setembro de 2011 às 21:47

——————————————————
blogdeanimes.blogspot.com,

Brigado mesmo! Espero que goste também dos desenhos e das histórias dos próximos mangá que eu fizer. o/

——————————————————
FeWiip,

Eu acho que você entendeu. É isso mesmo. Trata-se de uma maldição... Talvez um dia eu conte como isso começou, mas já dá pra saber (pra quem leu tudo), que teve algo a ver com um crime macabro do passado, que ocorreu no aeroclube... Será?

Sobre o ritmo do Japão, é verdade que eu tento acompanhar esse ritmo, mas dentro da nossa realidade. Eu não tenho nem nunca tive ajudantes. Então, fazer 20 páginas em uma semana (ritmo do Japão), sem ganhar nada com isso, tendo que abrir espaço e tempo onde não posso abrir nenhum dos dois e ainda fazer páginas super bem feitas, está bem além da minha capacidade e da de qualquer brasileiro. No máximo, eu conseguia fazer 20 páginas "mais ou menos" em duas semanas. Fiz isso com "Sonhos de Gabriel" e outras, mas a qualidade, claro, nem chegava aos pés dos mangás-jp.

Eu quero e estou fazendo o meu máximo agora mesmo (clica no meu nome e tu vai ver que mangá tou fazendo, pra versão impressa do DPZINE).

Então, já que eu respondi, não precisa fazer nada bárbaro! ^^'

Ah, só uma curiosidade: essa história eu fiz em 9 dias. São 81 páginas, então dá uma média de 9 páginas/dia. Meu maior recorde até hoje! Espero quebrá-lo logo, e com páginas de qualidade! ^^

A qualidade desse mangá num ficou muito boa, mas é que eu deixei de me preocupar com isso e fiquei só na empolgação. Por isso ela é pra mim, a melhor história que já fiz. Então... Será que a qualidade importa tanto? Quem gostasse apenas de mangás tipo "Naruto" (traços precisos) e lesse "Lobo Solitário" (traços rápidos, a pincel, totalmente movido a expressividade), talvez o achasse mal-feito...

——————————————————
john,

Concordo que fazer 100 páginas por pura agonia de alcançar o ritmo do Japão só vai gerar um monte de lixo (e fazer um monte de árvores chorarem). O negócio é pensar dez vezes antes de fazer uma página. (a não ser que você já saiba o que vai fazer).

Mas não concordo que acompanhar o ritmo do Japão seja uma ilusão. Até dá pra fazermos mais que isso, pois temos todo o potencial técnico pra coisa. Falta-nos experiência? Adquire-se. Falta-nos grana? Sempre vai ter um doido rico que ama mangás pra patrocinar essas coisas. Mas o fato é que falta-nos o mais importante, e sem isso não dá:

— Pessoas sonhando o mesmo sonho.

Ooops, essa é a base de Sonhos de Gabriel!* Coincidência? Claro que não! É que eu sempre senti isso, que nós (brasileiros) precisamos disso (sonharmos juntos) pra fazer nossos mangás-br serem como os mangás-jp. Como no Japão todo mundo faz as coisas em grupo, isso é possível aqui no Brasil. É só querer acreditar num mesmo sonho e pronto! Ele vira realidade.

Eu acredito em sonhos realizados, pois já realizei muitos. Então, por isso, continuarei sonhando, e fazendo disso bem mais que um hobby.

Ah, e comendo muita maionese também (que dá ótimos sonhos). ^^


*Garotos sonhando o mesmo sonho e vivendo grandes aventuras. — essas nove palavras são a base da história "O Mundo dos Sonhos", aqui mostrada (no DPZINE), numa versão antiga, rebatizada de "Sonhos de Gabriel".

FeWiip disse... 『Responder esse comentário』 12 de setembro de 2011 às 04:59

Nossa.. Esse recorde é bem alto, será que eu falo o meu recorde(também é alto, viu...)?
Opa... Me explica esse bagulho Cristiano... Tu vai participar do GOKA2? Se for, significa que seremos concorrentes! ò_ó
"The Wheel of Fate is Turning.. Rebel 1 - Action!!!"

Dieh Araújo disse... 『Responder esse comentário』 12 de setembro de 2011 às 11:00

poxa Cristiano,9 Páginas por dia?!!!Legal cara =D

o do Fewiip foi ....bastante também XD

deu até vontade de ser iguais a tuis caras,tuis são D+,meu recorde na boa foi(bem menos das de vcs,nem queiram saber T__T)

então,prometo fazer 9 páginas por dia também =D(é mentira tá)
pelo menos deixar de ser preguiçoso,,,
é isso aê Cristiano,gamba te ^^

Anônimo disse... 『Responder esse comentário』 12 de setembro de 2011 às 12:30

boa média,eu só consigo fazer 3 por dia

Cristiano disse... 『Responder esse comentário』 12 de setembro de 2011 às 17:14

Caramba! Assim fica parecendo que eu sou o Flash. ^^

Na verdade, esse recorde não é tão impressionante assim. Deixa eu explicar por quê:

Essas 81 páginas foram muito fáceis de fazer (apenas usei uma caneta pra retoprojetor e um hidrocor pilot, ambos pretos). Eu não fazia esboço, nem parava

horas pensando no que os personagens iam dizer. Então, não houve planejamento nem nada, o que já corta um tempão.

Como a técnica era simples, qualquer um pode quebrar esse recorde.

Tipo, você pode fazer uma história usando apenas uma caneta Bic preta. Era esse o meu material, quando comecei a desenhar mangá (chegava a fazer até 14

páginas por dia, com ela).

Então, usando materiais simples, e poucos materiais (muito importante isso), e não desenhando esboço, você poupa pelo menos 50% do tempo de uma

página comum (de "fanzineiro", não de um mangaká).

É preciso também ter a noção de que os mangakás do Japão só fazem páginas profissionais, com pré-planejamento (o "nemu"), rascunhos precisos (o

"manuscrito") e toda a arte com materiais de primeira (caneta bico de pena, nanquim preto e branco, retículas adesivas de cortar com estilete, e por aí vai).

E esses caras ainda contam com pelo menos dois assistentes. O normal, pelo que sei, é uns três ou quatro.

Assim dá pra entregar 20 páginas por semana sem morrer de estresse.

A gente aqui tem que se virar. Esses materiais não são fáceis de se achar no Brasil. Retícula adesiva mesmo, acho que já tá extinta aqui.

Então, somos forçados a nos virar. Eu, pessoalmente, levo bem mais em consideração a história que a arte. Se a história for boa, pra mim não importa se foi

desenhada com caneta esferográfica.

Pra mim, vale tudo.

Se você vier e disser que desenhou 50 páginas num dia, por mim, tá valendo.

Mas a história tem que ser boa. Pelo menos aceitável. Não adianta desenhar coisas sem sentido.


Opa, esclarecendo que eu não sou juiz de nada, nem tou lançando desafio nenhum. Talvez tenha parecido que eu quis me exibir aqui... Ok, tem uns 9% de

verdade nisso. ^^

Mas apenas quis dizer que a prática constante nos faz melhorar, e eu, claro, ainda tou melhorando. Isso só vai parar quando eu morrer (espero).

Mas se você liga muito pra arte, apenas veja os mangás do Japão e se ligue nos detalhes de distância entre os quadros, pra que direção o quadrinho vaza

(direita pras páginas ímpar, esquerda pras páginas par), essas coisas.

Faça uma arte limpa e compreensível. Não precisa ser um naruto nem um love hina (páginas muito cheias de desenhos).

Vocês ficariam surpresos de ver que histórias são publicadas numa Shonen Jump. Eu já peguei algumas, importadas do Japão, e vi que tinham mangás de

altíssima qualidade de desenho competindo com mangás que pareciam ter sido desenhados por crianças do jardim da infância.

Qual era o melhor? Eu não sei.

Só sei que se você me perguntar qual é o melhor mangá de todos que já li, eu direi, Lobo Solitário, sem dúvida.

E ele tem uma arte simples, feita com algo que parece pincel, desenhado com toda a fúria de quem está empolgado com a história.

Quem quiser conferir o que eu digo, apenas uma amostra:

http://sp8.fotologs.net/photo/56/62/98/anime/1179166543_f.jpg

Quem quiser bater o recorde (afinal, quem fez mais páginas por dia?), deve ter em mente que esse recorde é muito fácil de se quebrar, e por isso, não é nada

pra se orgulhar.

A não ser, lógico, se você fizer uma história como Lobo Solitário.

Ah e sobre o GOKA2, eu não sei se posso participar, porque tou fazendo supletivo. Mas vou me informar mais pra poder dizer algo sobre isso.

Sobre sermos rivais...

TOU NESSA! Se puder, eu participo. Adoro um desafio! ^^

Vamos ver no que vai dar...


Aews!

Naruto-Kun disse... 『Responder esse comentário』 14 de setembro de 2011 às 18:34

eai mano blz???? veja meu comentario lah no teu site no mangá "LEVYATHAN" POR FAVOR!!!!! E AHHHHH Gostei muito de leviatah mas a arte e a história de LEVYATHAN exculaxa O AERO CLUB sem duvidass ...Man 19pags por dia Oo babei aki me add no msn se tiver samueloliveiramota@hotmail.com

Cristiano disse... 『Responder esse comentário』 14 de setembro de 2011 às 21:28

Mangakas-semsei,

Já vi teu comentário e já respondi também.

Que bom que você gostou de Levyathan! Valeu! o/

Sobre MSN, eu já não uso o meu faz anos, por isso nem adianta te adicionar.

E manda aí um mangá pro DPZINE, que eu quero ver.

Sucesso nos mangás!

Elba Mara Mendonça disse... 『Responder esse comentário』 24 de setembro de 2011 às 14:14

Critiano muito bom , me arrepei com o final XD

Cristiano disse... 『Responder esse comentário』 25 de setembro de 2011 às 09:45

Elba,

Valeu mesmo! Esse arrepio é um bom sinal. ^^

E obrigado por ler esse mangá até o fim.

Paulo munir disse... 『Responder esse comentário』 15 de abril de 2012 às 22:03

Eu esperava ver aviões em uma HQ com nome de "Aeroclube" :(

Cristiano disse... 『Responder esse comentário』 20 de abril de 2012 às 18:21

@Paulo Munir Uequed

Realmente Paulo!

Talvez falte aviões por ser abandonado. XD

Postar um comentário